Normal view MARC view ISBD view

Bocage : A Vida Apaixonada de um genial libertino / Luís Rosa ; Ana Espadinha

Main Author Rosa, Luis Secondary Author Espadinha, Ana Language Português. Country Portugal; 251 804/06. Edition 1ª ed. Publication Queluz de Baixo : Editorial Presença, 2006 Description 219[4]p. ; 23cm Series Grandes Narrativas ISBN 978-972-23-3689-5 Topical name Literatura - Prosa Narrativa Online Resources Bocage, o irreverente poeta português.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode
Monografia Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo
821.134.3-3 ROSA Checked out 2022-10-22 A053642

Luis Rosa é natural de Alcobaça, e licenciou-se em Filosofia, dispondo de várias formações multifacetadas, particularmente na área de gestão, exercendo elevadas funções numa grande empresa portuguesa. Desenvolveu também uma intensa actividade como docente. É membro da Academia Portuguesa de História. O seu primeiro romance, O Claustro do Silêncio, foi desde logo a sua consagração, ao ser distinguido com o Prémio Vergílio Ferreira. Seguiu-se-lhe O Terramoto de Lisboa e a Invenção do Mundo, que a crítica não deixou passar sem elogiosas referências e o público esgotou. O Amor Infinito de Pedro e Inês, romance de grande densidade sobre um tema esplendoroso da nossa história, tem sido objecto de sucessivas edições; em Bocage — A Vida Apaixonada de Um Genial Libertino, projecta-se o poeta na totalidade das suas dimensões, estas duas obras receberam o mesmo entusiástico acolhimento por parte do público e da crítica, tal como aconteceria também com O Dia de Aljubarrota.

Depois do imenso fascínio que os seus romances anteriores O Claustro do Silêncio, O Terramoto de Lisboa e a Invenção do Mundo e O Amor Infinito de Pedro e Inês exerceram junto do público, Luis Rosa volta a encantar-nos com um romance inspirado que nos seduz pela riqueza da personalidade que evoca Manuel Maria Barbosa du Bocage. Um homem tumultuado, onde coabitam o sublime e o prosaico, um espírito minado por inquietações vorazes que só na poesia e no amor se apazigua. E é essa duplicidade do poeta e da época em que lhe foi dado viver que o autor tão bem soube captar e deixar impressa nestas páginas que nos falam de um génio irremediavelmente embriagado com a sensualidade, o amor e a vida.

Oferta de Maria do Céu Bastos,
Agosto de 2022

Todas as idades

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer